Quantas Ideias Cabem numa Ideia? Criatividade, inovação, design, life & style, sustentabilidade.

My Pinterest My Tumblr My RSS My En-flag

Ideas Box – acesso à cultura e educação em situações humanitárias

Em zonas de guerra, ou atingidas por desastres naturais, a principal prioridade é assegurar que necessidades básicas, como comida, abrigos e cuidados de saúde são garantidas à população. Mas, a médio prazo, ficarão por aqui as necessidades de quem tudo perdeu?

As Nações Unidas declararam o acesso à Internet um direito humano, mas quantas formas conhecemos de garantir esse direito a quem se encontram em situações humanitárias?

Pois bem, estas caixas apresentam-se como uma excelente resposta! As Ideas Box são uma ideia da organização sem fins lucrativos Libraries Without Borders, e pretendem ser uma forma fácil e rápida de tornar a web, e outras formas de cultura, informação e educação, acessível em zonas atingidas por desastres, ou mais remotas.

Com design de Philippe Starck , as Ideas Box são compostas por quatro caixas compactas, sendo que cada uma contém diferentes formas de satisfazer necessidades culturais. A caixa amarela contém quinze portáteis, quatro computadores, satélites e Internet 3G. A caixa azul contém um módulo de cinema com uma TV incluída, ecrã de projeção e acesso a um catálogo de filmes. A caixa laranja tem 250 livros, 50 leitores eletrônicos, 5000 e-books e material da Khan Academy, Open Street Map e TED. Por último, uma caixa verde contém ferramentas para lições de código, e artes e ofícios.

A ideia dos criadores não é substituir a construção de escolas e bibliotecas, mas apenas uma ideia interessante disponibilizada de uma forma acessível e funcional.

As Ideas Box estão a ser utilizadas em várias zonas do mundo – incluindo o Ruanda e países que fazem fronteira com a Síria. No entanto os seus criadores também esperam poder enviar para o Darfur, Palestina e para a República Democrática do Congo, e ainda mais locais, de acordo com o crescimento desta ideia.

 

 via Protein

::::Arte&Design::::Produtos::::

Comments are closed.